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Planejamento Estratégico de Marketing - 10 passos

Inbound ou Outbound Marketing?

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O Inbound e o outbound vieram para confundir nossas cabeças! Calma, irei explicar ao longo deste material as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing além de propor um novo modelo, que acredito ser a forma simplificada, mas ao mesmo tempo, aborda todos os pontos importantes na comunicação de sua marca, produto ou serviço. Ao falarmos de Inbound Marketing temos que pensar na PERSONA. Quem é a pessoa que quero comunicar? De acordo com os seus objetivos de marketing você deve escolher as motivações, os problemas que solucionará e comunicar isso para a PERSONA de maneira que a escolha pelo seu produto ou serviço seja a única opção para resolver os seus problemas! Será a marca, produto ou serviço que suprirá as suas necessidades! O Outbound marketing é mais fácil de compreender, esta no nosso dia-a-dia há tanto tempo que já nem sabemos qual a teoria por trás ou qual nome chamar… aí inventaram o outbound marketing! O outbound marketing é tudo o que você vê de campanhas on e offline, fazendo com que você compre o produto, escolha a marca ou serviço pela chamada comercial geralmente recheada com alguma campanha promocional. Bom, agora que definimos o que é outbound e inbound marketing fica mais fácil compreender que, no desenvolvimento do planejamento estratégico de marketing, mesclar os dois conceitos pode gerar um melhor resultado. Esqueça esse negócio de Inbound e Outbound Marketing.

Vamos iniciar o seu planejamento estratégico de marketing?!


1. O que você oferece? Qual seu produto?

Qual serviço? 2. Quais são seus Diferenciais Competitivos? Pense nos concorrentes diretos e substitutos! 3. Qual seu objetivo de marketing? O Que espera com este esforço? Quais serão os indicadores de performance?

Observe que até aqui não falamos sobre In ou Outbound marketing mas já definimos e refletimos sobre pontos importantes do seu negócio. Continuando:

4. De acordo com o seus objetivos, para QUEM você precisa comunicar? Quem é ou são as PERSONAS?

No Inbound e Outbound marketing o público é definido de acordo com o funil de vendas e aí é definido para quem se fará a campanha e suas características. No modelo simplificado observe que no quarto passo do planejamento você já define o público que irá comunicar independente do seu local no funil de vendas ou posição no In ou Outbound marketing.

5. Iniciar a busca e desenvolvimento, se necessário, pelos elementos de marketing. Aqui falo sobre os elementos gráficos e informações importantes.

Neste estágio do planejamento você pode mesclar as informações que utilizaria no Inbound e no Outbound marketing. Ao desenvolver o conteúdo para a sua campanha, ao incluir elementos de marketing que atinjam os diversos públicos que deseja alcançar (de acordo com a posição no funil de vendas) você simplifica seus materiais, aborda conteúdos relevantes para uma parcela maior do seu público e economiza em esforço de tempo na criação das peças de campanha bem como contratação e operacionalização das campanhas On e Offline.

6. Canais de comunicação: definir de acordo com as PERSONAS que quer atingir quais canais serão importantes para seus objetivos.

Pense em BRANDING e quais os pontos de contato são relevantes. Faça um BRAINSTORM com alguns possíveis clientes para verificar por onde passam, onde ficam mais tempo, onde se satisfazem, onde buscam informação.

7. Pronto! Agora com as PERSONAS, elementos de marketing definidos e os canais de comunicação escolhidos é a hora da produção artística.

Independente do material: Conteúdo, campanhas promocionais ou ativação da marca você possui informações relevantes para o desenvolvimento das peças ou entrevistas que farão parte da campanha. NÃO ESQUECER DE INCLUIR OS ELEMENTOS DE MARKETING EM TODOS OS MATERIAIS.

8. Operação! Fase importante do projeto. Com muito planejamento e foco operacionalizar a campanha nos ambientes digitais e NÃO deixar de realizar o trabalho com #'s e @'s e Adwords, se for o caso.

9. Análise e plano de ação: Ao iniciar a campanha mensurar se os seus objetivos estão sendo alcançados.

Não adianta você realizar todos os esforços para desenvolver uma campanha de marketing e não possuir o conhecimento dos dados do que está acontecendo ou o que aconteceu. Não se cobre da necessidade de vencer na primeira campanha. O importante é verificar os acertos e pontos de melhoria, ajustar o que precisa ser ajustado e seguir em frente.

10. Fechamento de campanha: Sempre faça o fechamento das campanhas de marketing ou esforços realizados.

Ao final da campanha verifique o que realmente fez diferença e REPITA! Analise o que não deu muito certo de acordo com o esperado e reflita se há necessidade de ajuste e aplique o modelo melhorado na próxima campanha ou DESCARTE!

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